terça-feira, dezembro 27, 2005

O trabalho dos actores

O meu tio tem o (bom) hábito de no natal, oferecer-me um livro. E, por incrível que parece, e para sorte minha, acerta sempre nos meus gostos. É portanto, grande a expectativa ao rasgar o irritante papel de embrulho. Este ano fui galardoado com um livro que vai ao encontro com o que, neste momento, ocupo os meus dias – teatro – o que só por si seria suficiente para ter sucesso na escolha.
O livro em causa, não só me interessou pelo tema, mas também pelo registo. A autora, Suzana Borges, reúne num livro, testemunhos pessoais de 47 actores de formação teatral e 13 profissionais afins. Daí o titulo, ‘Desavergonhadamente Pessoal, em que, actores nossos conhecidos como, António Feio, João Lagarto, Nuno Lopes, Miguel Guilherme, entre outros, contam o que lhes é pessoal mas transmissível.
Obtemos assim, conhecimento dos vários caminhos possíveis para chegar ao topo na carreira de teatro.
O livro vem ainda ilustrado com fotos de alguns dos actores, fotografados por Adriana Freire.
Lê-se sem dar por isso, de tão simples que é. Por vezes é bom lermos algo linear.
Aqui fica a sugestão.

Autora: Suzana Borges
Ilustração: Adriana Freire
Editora: Oficina do livro
1ª edição: Abril 2005