terça-feira, janeiro 03, 2006

Versatilidade

Se há alguém, a quem o título de surpreendente serve que nem uma luva, esse alguém é Leonardo da Vinci.
Embora eu não tenha a ambiciosa ideia de conhecer por completo a vida e obra de Leonardo, considero-me alguém que o conhece minimamente o artista em causa, ainda assim, dei por mim boquiaberto, e a exclamar “não é possível!” ao ler este livro.
Foi numa feira do livro, em Lagos, Algarve, que descobri o livro em questão. Foi o título que mais me chamou a atenção, e rapidamente me deixei levar por um lado de Leonardo delicioso (literalmente).
Quem diria que o mesmo homem que pintou a famosa Mona Lisa, inventou o guardanapo? E o esparguete? Conta-nos este livro que, Leonardo antes de se tornar O artista de referência do Renascimento, tinha um grande interesse na culinária, e foi por aí que começou a experimentar a sua vocação para inventar, criar e surpreender. Foi também neste campo que demonstrou o seu feitio desastrado e algo irrequieto.
Devido ao seu feitio, não funcionou muito bem a sua introdução ao meio culinário, foi logo no seu primeiro projecto, juntamente com Botticelli, que o sucesso lhe foi negado. Parece que a Nouvelle Cuisine, não era do interesse dos Homens da renascença, habituados a comer pratos cheios de carne bem guarnecidos. Digo Nouvelle Cuisine pois o tipo de experiências de Leonardo consistiam em pratos com enfeites feitos com verduras requintadamente esculpidos. Felizmente, alguém pegou nele e abriu os olhos para a arte.
Um livro repleto de curiosidades, abrindo as portas a um Leonardo da Vinci diferente do que nos habituámos. A par dos apontamentos escritos, somos presenteados por ilustrações originais de Leonardo.

Titulo: Notas de cozinha de Leonardo da Vinci
Edição: Arte Mágica editores
Apontamentos reunidos por: Shelag & Jonathan Routh

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Habitua-mos!?

11:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home