terça-feira, fevereiro 21, 2006

Freakonomics


"Se Indiana Jones fosse um economista, seria Steven Levitt" - Wall Street Journal

Como podem verificar, este livro tem provocado comentários no mínimo curiosos. Talvez esta citação não seja a melhor forma de vos apresentar o livro. Neste momento, vocês devem estar a pensar que se trata de um livro na linha daquelas obras imprescindíveis de bolso como "Aprender Economia em 10 minutos" ou o "O abc da economia". Descansem, meus amigos, pois este Best Seller mundial, apesar de não exigir grandes conhecimentos de economia por parte do leitor, fornece-nos um conjunto de respostas incrivelmente interessantes. É então um livro que não trata da inflação nem das taxas de juro, e muito menos de modelos de desenvolvimento económico. Trata de questões sócio-económicas com que nos deparamos no dia-a-dia. Steven Levitt não é politicamente correcto, mas no mundo da superficialidade em que vivemos, talvez isso seja uma virtude. É daquelas obras em que a inteligência do autor estimula e enriquece a do leitor. Nestas 260 páginas, posso-vos garantir que se entende tudo o que este professor de Economia da Universidade de Chicago nos pretende transmitir. É abordado o interesse das agentes imobiliários na venda dos seus apartamentos ou mesmo a rentabilidade de um gang de tráfico de crack. O autor, Steven Levitt, tem 37 anos, e ganhou o prémio concedido a cada dois anos ao melhor economista americano abaixo dos 40. Adquiriu notoriedade internacional em 2001 como co-autor de um estudo que atribui à queda da criminalidade americana no anos 90 a legalização do aborto nos anos 70: Portanto, abortaram os criminosos ( crianças indesejadas que iriam enveredar pelos caminhos da criminalidade). Esta perspectiva, que também é tratada neste livro, envolveu uma enorme polémica por considerarem este argumento perfeitamente descabido(criminologistas e o próprio público em geral), preferindo acreditar nas estratégias inovadoras da polícia como causa do abaixamento criminal verificado. A palavra Freak compreende inúmeros significados. Designa um grande interesse ou dedicação. Uma pessoa pode gostar tanto de economia a ponto de se tornar Freakonomics.
É possível identificar professores que falsificam as notas dos seus alunos para valorizar os testes das escolas? É, e Levitt mostra como.
Por que é que os traficantes de droga moram com as suas mães?
Deixo-vos aqui uma amostra da simplicidade e do prazer que Freakonomics oferece:
O director de uma creche resolveu inibir os pais retardatários cobrando uma multa de 3 doláres cada vez que eles viessem buscar essas crianças depois da hora( a mensalidade do lugar era de 360 doláres). Errado. O número de retardatários aumentou. Os pais compravam agora a culpa de chegar atrasados. A multa foi suspensa. Voltou tudo ao normal? Não. Depois de terem comprado a culpa, os pais livraram-se dela.
Este livro mostra como a economia resolve mistérios em todos os campos da vida. Levitt tornou-se uma figura única na sua especialidade: um economista pop. O segredo do seu sucesso está no modo provocador como ele levanta as mais inusitadas perguntas sobre a vida quotidiana e na maneira como sustenta as respostas: pensamento simples, mas sempre amparado em dados estatísticos. Levitt convida o leitor a desafiar as explicações que o senso comum consagrou ( tentando instaurar um pensamento unconventional wisdow). O que é mais perigoso para uma criança? uma arma de fogo ou uma piscina em casa?
A maneira como o autor exercita a sua inquietude intelectual é um refresco diante de tantas obscuridades cultivadas pelos intelectuais. O seu trabalho lembra igualmente de como a economia nas últimas décadas tem ampliado o seu campo de acção: "Estamos a falar de uma ciência cujas ferramentas lógicas e estatísticas podem ser empregues em quase todos os aspectos da vida moderna." - Levitt
Não esquecer ainda a colaboração de Dubner (jornalista do New York Times), porque se o conteúdo se deve exclusivamente a Levitt, já a forma ficou a cargo deste jornalista. A junção destas duas competências torna o livro ao mesmo tempo profundo e agradável de ler, o que é raro em livros do género.
Quais então os atributos que fazem do Freakonomics esse fenómeno de vendas, tratando de um assunto considerado hermético pela esmagadora maioria das pessoas ( já é número 1 em portugal).
1. Abordar temas não abordados pelos economistas, estabelecendo relações dificilmente imaginadas entre assuntos diferentes e procurando explicações também incomuns para identificar a causa de uma série de problemas.
2. Fazer as perguntas certas sobre algo que se pretende descobrir, mas que sejam completamente fora dos padrões e capazes de virar do avesso a sabedoria convencional, expressão cunhada pelo consagrado John Kenneth Galbraith, talvez o mais conhecido economista vivo.
3. Partir de uma visão do mundo extremamente realista, baseada nas seguintes ideias fundamentais:
a) Os incentivos influenciam decisivamente as decisões das pessoas;
b) Senso comum em geral está equivocado;
c) Os especialistas de qualquer matéria usam informação priveligiada em benefício próprio;
É com a combinação de todos estes elementos- alguns dos quais já enfatizados por génios do passado, como Adam Smith - que Levitt e Dubner chegam a conclusões surpreendentes, e não raras vezes, relacionáveis a respeito de temas aparentemente tão distantes como a redução da criminalidade e a legalização do aborto.
Em suma, uma pessoa pode ficar surpreendida após uma leitura a este livro, pois provavelmente jamais teríamos imaginado, sequer, a possibilidade de relacionar coisas tão distintas.