sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Magazine Artes


Porque a capacidade de criticar apenas pode advir do conhecimento de causa e porque divulgar Arte é tarefa difícil e muitas vezes inglória, aproveita-se assim este espaço para destacar quem o faz e, especialmente, quem o faz bem. Numa altura marcada pelo aumento da importância do uso de ferramentas como a Internet e de formatos como, mea culpa, os blogs, é bom ver, como aliás já tinhamos mencionado aquando do post sobre a revista 365, que o formato da Revista não está gasto.
A qualidade da revista Magazine Artes reside em dois elementos muito simples. Por um lado, na quantidade de assuntos e temas e géneros de referência que aborda e, por outro, na imparcialidade. Ao contrário de outras publicações, onde se refere sem pudor o Blitz, a revista em causa consegue criticar (verbo transitivo, fazer a apreciação de) sem ser tendenciosa, arrivista e, pior, soar a falso.
Numa bem conseguida mistura entre a necessidade de divulgar o que é português, e a óbvio obrigação de mostrar o que de melhor se faz lá por fora, na Magazine Artes podemos ler participações de Jorge Reis-Sá, Gonçalo M. Tavares, Jorge Silva Melo ou António Manuel Venda, enquanto desfolhamos a actualidade das Artes Plásticas, Cinema, Teatro, Música e Literatura. De grafismo oportuno e leitura acessível, apresenta-se aqui a revista mensal Magazine Artes, sobre a imagem da capa da edição de Fevereiro corrente.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Precisa a tua crítica ao blitz...

11:17 da manhã  
Blogger Gustavo Jesus said...

O que dizer de um jornal que parece seguir apenas o seu umbigo e cujas críticas cada vez mais se vêem marcadas pela piada fácil, pelo cliché e pela falta de opinião própria. Como em tudo, há (boas) excepções, mas isso não basta para o que se pretendia uma referência iconoclasta do mundo jornalístico musical. A seu tempo, demonstrarei o que quero dizer.

8:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fico à espera. De qualquer modo não deixarei de passar os olhos nessa publicação que me parece deveras interessante.

8:42 da tarde  
Blogger Gustavo Jesus said...

Faz bem. Até pela escassez de tal imprensa a nível nacional. Talvez essa seja a grande razão daquilo que critíco no Blitz.

9:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home