segunda-feira, março 27, 2006

Coisa Ruim

Um casal, cujo chefe de família, um biólogo e herdeiro de uma casa no interior do país, decide-se mudar de malas feitas, saindo de Lisboa, com o intuito de mudar de vida enquanto é tempo e aprofundar as suas pesquisas.
Como era de prever, a sua família não partilha da sua opinião, de que uma vida no campo é melhor do que na cidade, ainda assim, o pai leva a melhor, e com ele leva também a sua mulher, filha mais velha, o neto e o filho mais novo, deixando o filho mais velho em Lisboa.
Chegados ao destino, vão-se apercebendo de certas crenças populares, que vão assustando cada membro da sua família. Verdades? Ou superstições? A verdade é que inclusive um homem da ciência se vê obrigado a regressar a Lisboa.

Ao entrar na sala, apercebi-me que apesar de ser um filme português, não iria ver a Soraia Chaves despir-se de forma sensual. É que apenas éramos cinco, sentados numa sala de cinema de um dos centros comerciais mais frequentado de Lisboa. Esta situação prova que um sucesso de bilheteira não implica maior qualidade. Um filme definitivamente marcante para quem o vê, quer pelos cenários, banda sonora, interpretação (de alguns) e pelo ambiente que se cria na sala. Um filme que altera o estado de espírito do espectador, altera a respiração do espectador e que obriga o espectador a alterar a sua posição constantemente.
Parabéns a Rodrigo Guedes Carvalho pelo seu primeiro argumento cinematográfico. O Repórter da SIC consegue deixar “o país e o mundo” a olha-lo com outros olhos e à espera de outros argumentos, já que demonstrou um enorme sucesso.

Em suma um filme português muito bom, que com menos de metade do orçamento habitual para este tipo de cinema no estrangeiro, é capaz de igualar ou supera-los em termos de qualidade. Prova disso mesmo é que ‘coisa ruim’ fez as honras da casa no festival Fantasporto do presente ano.

Titulo: Coisa Ruim
Realizador: Tiago Guedes e Frederico Serra
Argumento Original: Rodrigo Guedes Carvalho
Elenco: Miguel Borges, Isabel Branco, Paulo Branco, Orlando Costa, Manuela Couto, Filipe Duarte, Elisa Lisboa, Adriano Luz, José Afonso Pimentel, João Pedro Vaz e Gonçalo Waddington.
2006