quinta-feira, outubro 05, 2006

Anjos e Demónios

Segundo livro editado em Portugal da autoria de Dan Brown, apesar de publicado pela primeira vez em 2000 e de escrito antes de O Código Da Vinci, Anjos e Demónios é, apenas, mais um livro de Dan Brown, como o serão todos enquanto o escritor insistir em escrever guiões em vez de livros, e em repetir a mesma estrutura ad nauseum.

Mais uma vez, volta-se a louvar Dan Brown por uma escrita light, mas não inócua, uma habilidade no processo de escrita que lhe permite escrever um policial histórico fundamentado, com um ritmo rápido e box-office. Mais uma vez, ainda, louva-se alguns temas que volta a trazer para a esfera do pensamento colectivo, de novo sobre o papel da Igreja e, neste caso, da fé.

O que não se pode louvar é esta estupidificação de quem lê, esta falta de imaginação literária, onde as histórias, os momentos, os romances, os intervenientes, o modus operandi, tudo se repete, sem novidade nem surpresa, ao ritmo de curiosidades históricas e corridas para salvar o mundo.

Leonardo Vetra é um físico do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), que se divide entre o amor a Deus e o amor à Ciência. Da vontade de compatibilizar os dois, opera uma recriação do Génesis, que culmina na formação de uma poderosa fonte de energia, a anti-matéria. Toda a história se desenrola à volta do assassinato deste físico, supostamente por uma irmandade, à muito desaparecida, os Illuminati.

Robert Langdon, agora ajudado pela também física, Vittoria Vetra, como simbologista e especialista na sociedade Illuminati é chamado a intervir, enleando-se numa conspiração secreta e centenária para atacar o Vaticano e a Igreja Católica. Por entre, quadros de Santi e referência a Galileo, a história vai correndo para um desfecho com muitas desviravoltas inesperadas e, por vezes, de pouca coerência. O papel do milagre, a influência da Igreja na história da Ciência ou um roteiro turístico pelo Vaticano, são assuntos que veremos discutidos e relançados.

Dan Brown volta a abusar das conspirações e da mistura entre factos reais e inexactidões históricas. Desta vez a sociedade secreta são os Illuminati, uma sociedade que realmente existiu, que lutava pelos direitos da Ciência, contra a censura e o subjugo da Igreja. Também a existência do CERN é verídica, bem como alguma curiosidades, como a criação do termo assassino ou toda a burocracia eclesiástica que Brown refere.

Numa altura em que já se refere que Ron Howard poderá já estar em negociações para a gravação deste Anjos e Demónios, o filme, o Anjos e Demónios, o livro, vai triunfando nos tops portugueses, exactamente pela mesma fórmula do seu antecessor. Quantos mais livros estarão dentro do prazo de validade da fórmula de Dan Brown?
Título: Anjos e Demónios
Autor: Dan Brown
Nota: 5/10

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não concordo com as críticas infundadas sobre o filme e sobre o livro. Se todos os livros despertassem as pessoas para além da realidade medíocre a qual todos estão acostumados, talvez as pessoas fossem diferentes e mais críticas a tudo que nos obrigam a acreditar. Dan Brown é um mestre em suas obras. São livros surpreendentes e fascinantes, e não se espera menos do filme. O que talvez seria ideal, é que as pessoas refletissem sobre as questões levantadas, agora, se as pessoas em sua maioria não tem conhecimento para tal, aí a culpa não é do Autor.

4:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Creio que o autor tá ali para escrever o que ele quiser e se as pessoas gostam ou não é apenas uma conseqüência e se anjos e demonios foi um sucesso é porque houve adeptos que fizeram esse sucesso ou seja o sucesso não é em vão mas... se os argumentos dele são fictícios ou verídicos isso pouco interessa cabe a criatividade do ser humano responder se é ou não importante que sejas verdade eu li o livro adorei assisti o filme adorei e sou um adepto de alto escalão de Dan brown e espero que ele continue encantando as pessoas da forma que ele quiser contanto que continue sendo brilhante

3:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui esta um optimo trabalho. Assisti ao filme "Anjos e Demonios" e amei mesmo ! Acho que o autor Dan Brown deve continuar assim, pois a obra é estupenda e de grande qualidade.

5:11 da tarde  
Anonymous Igor Fernandes said...

Muitas pessoas confundem a ferocidade literária de Dan Brown,o seu modelo
voraz e dinâmico de escrever,com uma possível(ou provável)intenção de ridicularizar ou poleminar a entidade da igreja católica.Para seus leitores,a magia deixada nas
entrelinhas pelo escritor inquieta e cativa.O alto grau de adrenalina
impulsiona a ler uma página a mais antes de pegar no sono.É necessário que
se entenda que a relevânica não está na crítica ao modelo ou aos erros
passados da igreja católica,mas sim no desenvolvimento de um livro bem
arquitetado e trabalhado.Absortos em seus pensamentos,esses leitores se
vêem envolvidos pela teia de ação,suspense,dramaticidade e sincronia
lançada pelo literário norte-americano,hoje,reverenciado em todo o mundo.
Não importa se tal escritor tem motivos pessoais ou acadêmicos para se
opor aos moldes do Vaticano,ou se ele simplesmente usa o mistério e o
passado dessa igreja para construir uma história fictícia,mas sim que ele
consegue extrair,com brilhantismo,uma sequência de fatos que se tornam
posteriormente um best-seller.A fé em um Deus(ou em vários Deuses) é uma
realidade inerente ao ser humano há milênios,e isso é,se visto de certo
modo,inteiramente nobre e compreensível,mas miscigenar literatura(ou
cinema)a esta mesma fé,atrelando a ela modos individuais de pensamento e posteriormente traduzí-los para folhas de papel ou para uma tela não é um atentado a essa ou aquela religião,significa sim a elaboração artística de um pensamento através da criatividade,que no caso de Dan Brown,lhe sobra.Afinal,é a propria igreja católica que prega o livre arbítrio como um dos primordiais conceitos de seu Deus,ou não?
Em “Anjos e Demônios”,Dan Brown não ataca a religião(na verdade,nem mesmo em “Ó Código da Vince” ele atacou),apenas a usa como fonte inspiradora
para realizar um belo trabalho,assim como outrora tantos outros fizeram.


Em relação ao filme recentemente lançado,Ton Hanks volta as telas na pele
de Robert Lagdon,para mais uma vez dar um show de interpretação.Desta
feita ele tem a companhia do competente Ewan McGregor,que rouba a cena na pela do
padre Patrick(originalmente Carlo Ventresca) e Aylet Zurer,que embora
ainda seja uma atriz sem tamanha bagagem como os dois anteriores se saiu
muito bem.O fime remonta os fatos contados por Dan Brown em seu
best-seller e cativa do início ao fim.Com tomadas supreendentes(para
aqueles que não leram o livro),com uma estupenda trilha sonora,uma bela
adaptação(apesar de seus roteiristas,Koepp e Akiva Goldsman,terem ferido
pontos importantes da obra original,e isso é compriensível quando se trata
de transformar um bom livro em um bom filme)e uma direção extraordinária
de Ron Howard(equilibrando ação,drama e suspense em medidas corretas),o
longa transmite a iquietude e a plástica necessária para a solidez de
qualquer bom filme.Aquilo que fora julgado "exagero" por parte de
Brown,foi substituído pelos roteiristas e Howard conseguiu que o público
entendesse e acatasse tais mudanças,ao mesmo passo que se encantasse com
as alterações.Com um começo monótono,o desenrolar foi conotando reviravoltas,mergulhando em puro frenesi,viajando pelo coração da igreja católica e desembocando em um final surpreendente.A aceleração de carros pelas principais ruas do Vaticano e o assassinato de um dos preferitti em plena praça de São Pedro nos faz imaginar até onde vai a criatividade de Brown e a perfeição de Howard. Em síntese,transformaram um best-seller em um baita filme.Vale a pena conferir!

10:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ja li todos os livros de Dan Brown. Acabei de ler o simbolo perdido. Li também o fortaleza digital, anjos e demonios e o códico da vinci... ah! e também o ponto de impacto. Juro que queria mais livro dele para ler.. estou arrasada que não existi mais nenhum!.. se alguem souber deixe um post! AMO OS LIVROS DELE.. Demoro no maximo uma semana para ler.. sem tempo!uaihuahauiha

6:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estava adorando o livro, porém, quando chegou na parte que ele salva a antimatéria e cai no rio vivo, me decepcionei demais. Ridículo o final em relação ao desenrolar do livro.

9:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home