domingo, dezembro 24, 2006

Six Demon Bag

Numa altura em que a uniformização parece ser a palavra de ordem para o mercado musical, Six Demon Bag é uma lufada de ar fresco, um oásis musical, não tanto pela qualidade, se bem que também a tem, mas pela excentricidade. Man Man é o nome do quinteto de Honus Honus, e Six Demon Bag o segundo álbum da banda que ficou conhecida após Man in a Blue Turban with a Face.

Falar de Six Demon Bag é uma tarefa tão simples quanto o cd é linear. Nada, portanto. Amalgama de sons e instrumentos, tão variados e divergentes, a sua confluência num único álbum torna-se, como seria inevitável, paradoxal. Por um lado, são um exercício prazenteiro de melodias e, por outro, um conjunto controverso de sons incoerentes. A questão é que neste caso concreto tudo isso soa bem. Soa a diferente, a original. Como se, finalmente, fossemos a um alfaiate e não a um pronto-a-vestir. Ainda que o fato venha em cores berrantes.

Quando se fala de Man Man, vem à partida a trilogia Zappa / Waits / Beefheart para ajudar a classificar. Sem desprimor para os senhores, e aparte as semelhanças, a verdade é que se trata de um trabalho tão ímpar que semelhanças com qualquer outro são pontuais. Ainda assim, a presença de Tom Waits é muito sentida, a par de um universo que remete bastante para Emir Kusturica, nas secções mais circenses e até nalguns pormenores jazz.

Este saco de demónios de que fala Honus Honus é uma actividade catártica saudável, para ele, e benéfica, para nós. Vagueando esquizofrenicamente entre o Punk, o Circo, a Pop, o Rock e sons tribais e de influência cigana, Six Demon Bag é um caso típico de algo de que se gosta ou não. Sem paninhos quentes. Ou se reconhece a qualidade do parafuso a menos de Honus Honus e se regozija com uma sonoridade eminentemente diferente; ou se ouve um bocado e se afirma categoricamente a incoerência do mesmo. Para qualquer um, não há indiferença, não se houve como música de fundo de supermercado, nem se confunde com dezenas ou centenas de bandas. Isso, ninguém lhes tira.
Título: Six Demon Bag
Autor: Man Man
Nota: 7/10